
Relatórios
Separação dos Componetes de uma Mistura






Objetivo: Separar os componentes de uma mistura (areia, cloreto de sódio e limalha de ferro.
Para o fazermos usamos diferentes técnicas de separação dos componentes da mistura tais como: a separação magnética - utiliza-se um íman que atrai os componentes com propriedades magnéticas; decantação fraccionada - adiciona-se um solvente que dissolve apenas um dos constituintes da mistura; decantação - consiste em tranferir o líquido (com muito cuidado) para o outro recipiente permanecendo o sólido no inicial; filtração - técnica normalmente usada após a decantação;permite retirar as partículas em suspensão de um líquido;utiliza-se um filtro.
Materiais e reagentes utilizados:
- Íman
- Vidro de relógio
- 3 gobelés
- Vareta de vidro
- Garrafa de esguicho
- Funil de vidro
- Papel de filtro
- Suporte universal
- Noz
- Argola
- Cápsula de porcelana
- Placa de aquecimento
- Película aderente
- Cloreto de sódio(s)
- Areia(s)
-Limalha de ferro(s)
Procedimento realizado:
1) Primeiro realizámos a separação magnética. Cobrimos o íman com película transparente para n sujarmos os dedos com a limalha de ferro e depois passámo-lo dentre do gobelé e atraiu a limalha de ferro.
2) Em seguida com a garrafa de esguicho dissolvemos o cloreto de sódio, ou seja deu-se a dissolução fraccionada.
3) Após isto prodecemos à decantação. Com a ajuda da vareta de vidro despejámos o cloreto de sódio dissolvido na água noutro gobelé.
4) Depois sucedeu a filtração. Despejámos o cloreto de sódio dissolvido para o funil com o papel de filtro e esperámos que caísse para o outro gobelé.
5) Em seguida fizemos a vaporização do solvente. Podíamos ter deixado a solução vaporizar ao ar livre o que ia criar cristais mas aquecêmo-la dando-se a ebulição da solução.
Conclusões e críticas: Acho que em geral correu tudo bem.

