![](https://static.wixstatic.com/media/a419f522fd6b6b85c44623b87e5257de.jpg/v1/fill/w_1280,h_800,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/a419f522fd6b6b85c44623b87e5257de.jpg)
Resumos
Reações de precipitação
Reações de precipitação são aquelas em que há formação de um precipitado. O precipitado deposita-se por ação da gravidade, como resultado da reação entre duas soluções aquosas. Este tipo de reações muito comum é responsável por importantes formações minerais.
Solubilidade de sais:
- A solubilidaderelaciona-se com a quantidade de soluto que é possível dissolver num determinado volume.
- Podem ser:
-
muito solúveis: tendência a formar soluções aquosas;
-
pouco solúveis: tendência a formar precipitados;
Dureza da água:
- A água das chuvas sofre um processo de mineralização quando ao atravessar os solos dissolve alguns dos seus constituintes. Para além do carbonato de cálcio, também se dissolvem sais contendo magnésio.
-
Água macia - baixa concentração de sais de cálcio e de magnésio.
-
Água dura - elevada concentração de sais de cálcio e de magnésio.
- A dureza da água aumenta com a concentração de sais de cálcio e magnésio.
- Estes sais dissolvidos dificultam a ação dos sabões pois reagem com estes, provocando a formação de escuma, um precipitado que dificulta a sua ação de limpeza. Estes sais também provocam a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar, louças, ferros de engomar a vapor e até nas torneiras e chuveiros.
- A dureza pode ser:
-
Temporária devido à presença de carbonatos (de cálcio e magnésio) e hidrogenocarbonatos (e cálcio e magnésio). Pode ser reduzida elevando a água até à ebulição.
-
Permanente devido à presença de cloretos, sulfatos e nitratos de cálcio e magnésio. Não pode ser eliminada por ebulição, mas pode ser tratada por adição de substâncias que impedem a ação da água dura sobre os sabões: os anticalcários.